Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Primeiro presidente do Irã após Revolução Islâmica morre aos 88 anos

Abolhassan Banisadr estava internado no hospital Pitié-Salpêtrière, em Paris

Por Da Redação Atualizado em 9 out 2021, 11h55 - Publicado em 9 out 2021, 11h55

Primeiro presidente do Irã após a Revolução Islâmica de 1979, Abolhassan Banisadr morreu aos 88 anos, na França, após uma longa enfermidade não especificada pela família. Ele estava internado no hospital Pitié-Salpêtrière, em Paris.

Banisadr se tornou presidente do Irã em fevereiro de 1980 com a ajuda do clero islâmico – ganhou as eleições com mais de 75% dos votos. Mas depois de uma luta pelo poder com religiosos radicais, ele fugiu para a França, em 1981, onde passou o resto de sua vida. Ao anunciar a morte, a família disse em seu site que Banisadr havia se levantado “contra a nova tirania e opressão em nome da religião”.

Em meio a um mar de clérigos xiitas vestidos de preto, Banisadr se destacou por seus ternos de estilo ocidental. Essas diferenças o isolaram enquanto  buscava implementar uma economia de estilo socialista sustentada por uma profunda fé herdada do pai religioso.

Atropelado por eventos que fugiram ao seu controle, incluindo a crise dos reféns da embaixada dos EUA e a invasão iraquiana, nunca exerceu o poder de fato enquanto esteve na presidência do Irã. O aiatolá Ruhollah Khomeini, com quem Banisadr trabalhara no exílio, na França, e seguiu de volta a Teerã em meio à revolução, era o verdadeiro líder. Após 16 meses no cargo, Khomeini mandou-o de volta para a França.

Em entrevista à agência de notícias britânica Reuters, em 2019, o ex-presidente disse que Khomeini traiu os princípios da revolução após chegar ao poder. Segundo ele, ainda em Paris, antes de voltar a Teerã, estava convencido de que a revolução islâmica abriria o caminho para a democracia e os direitos humanos após o governo do Xá Reza Pahlevi. “Tínhamos certeza de que um líder religioso estava se comprometendo e que todos esses princípios aconteceriam pela primeira vez em nossa história”, disse ele na ocasião.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.