Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Primeiro-ministro japonês espera resolver com Putin conflito territorial

Por Da Redação 5 mar 2012, 08h45

Tóquio, 5 mar (EFE).- O chefe de governo japonês, Yoshihiko Noda, parabenizou nesta segunda-feira o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, por sua vitória nas eleições presidenciais realizadas neste domingo, e expressou seu desejo de que a disputa territorial entre os dois países seja resolvida.

Noda disse a Putin que espera que Tóquio e Moscou trabalhem juntos para fortalecer suas relações, segundo uma fonte diplomática citada pela agência ‘Kyodo’.

Para alcançar esse objetivo, o primeiro-ministro explicou que o Japão quer resolver a disputa sobre a soberania das ilhas de Iturup, Kunashir, Shikotan e Habomai, situadas no Pacífico Norte e controladas pela Rússia desde 1945.

Putin afirmou previamente que deseja chegar a um acordo com o Japão sobre essa questão. Para avançar na solução do problema, fontes da chancelaria japonesa afirmaram à agência ‘Kyodo’ que Putin e Noda deverão se reunir frequentemente após o primeiro-ministro russo assumir a presidência do país, em maio.

As fontes também disseram que o ministro de Relações Exteriores japonês, Koichiro Gemba, visitará Rússia numa data próxima.

Em janeiro os chanceleres dos dois países voltaram a conversar sobre o tema, o primeiro avanço na questão após o presidente russo, Dmitri Medvedev, visitar as ilhas em 2010 e 2011, o que provocou protestos em Tóquio. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade