Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Preso no México o traficante mais procurado do mundo

Joaquin "El Chapo" Guzman é o chefe do Cartel Sinaloa, organização de narcotráfico mais importante do país, com ramificações na Europa e na Austrália

O traficante mais procurado do mundo, chefe do Cartel Sinaloa, no México, foi capturado por autoridades dos EUA e mexicanas em um hotel, em Mazatlan, na costa do Pacífico. Joaquin “El Chapo” Guzman foi preso na madrugada deste sábado por marines mexicanos. Nenhum tiro foi disparado.

Guzman, de 56 anos, enfrenta diversas acusações federais por tráfico de drogas nos EUA e estava na lista de criminosos mais procurados da Força Administrativa de Narcóticos dos EUA (DEA, em inglês). Seu império de drogas na América do Norte tem ramificações na Europa e na Austrália. O cartel Sinaloa tem forte envolvimento com as disputas sangrentas das drogas travadas em algumas partes do México nos últimos anos.

Guzman, um bandido lendário, vinha sendo perseguido por várias semanas. De acordo com agentes, no momento da prisão, Guzman estava com uma mulher que não teve o nome divulgado. Sua prisão faz parte de um trabalho policial responsável pela captura de vários agentes importantes da Sinaloa, a mais forte organização de narcotráfico do país. Na última semana, pelo menos dez membros de nível médio do cartel foram presos.

(com Estadão Conteúdo)