Presidente do Peru escolhe deputado marxista para primeiro-ministro
Nomeação revolta parte da sociedade e políticos de centro, que esperavam a formação de um governo moderado

Um dia após tomar posse, o novo presidente do Peru, Pedro Castillo, nomeou o deputado marxista de extrema-esquerda, Guido Bellido Ugarte, como primeiro-ministro do país, acabando com as expectativas de um governo moderado.
Com quase três horas de atraso, o novo chefe de Estado prestou juramento em um gabinete ainda incompleto na noite da última quinta-feira, 29, cercado de várias figuras da extrema-esquerda nacional e apenas duas mulheres. Apesar de ainda não ter indicado oficialmente um ministro da Fazenda, o favorito ao cargo, Pedro Francke, foi visto deixando o local pouco antes do início da cerimônia.
O mercado peruano já tem demonstrado medo e incerteza com a administração de Castillo. Com a nomeação de Franke, membro do mesmo partido do presidente, o Peru Livre, a sensação de desconfiança deve ficar ainda maior.
A nomeação de Bellido para o cargo causou fúria e descontentamento por parte dos políticos de centro do país, que apoiaram a campanha de Castillo contra a candidata de extrema-direita, Keiko Fujimori.
A escolha, no entanto, é um sinal de que Castillo pretende seguir em frente com o projeto de descentralizar a administração.
“Não será mais necessário ir até Lima, o governo estará em todos os cantos do país”, ressaltou pouco antes de fazer a nomeação.
A medida está em linha com a decisão do novo presidente de não governar a partir da Casa de Pizarro, sede do Executivo peruano, em Lima, e que será dedicada ao Ministério da Cultura.
Nativo de Cusco, o novo primeiro-ministro também está sendo investigado por apologia ao terrorismo, que é crime no Peru. Em uma entrevista para a mídia local em abril, Bellido demonstrou apoio ao Sendero Luminoso, grupo rebelde maoísta acusado de matar milhares de peruanos nas décadas de 1980 e 1990 em uma tentativa de tomar o poder.
Bellido também afirmou, repetidas vezes, que considera Cuba uma democracia, “porque lá se cumpre a vontade do povo e é por isso que o regime sobrevive depois de 60 anos”.
Além disso, o deputado já expressou opiniões consideradas misóginas e homofóbicas nas redes sociais, atacando políticos homossexuais e o que ele considera como “promoção da agenda gay”, associando suas ofensas a uma postura radical de esquerda.
A vitória de Castillo nas eleições foi uma surpresa para muitos peruanos e, sobretudo, representou um duro golpe para a política tradicional no país. Durante a campanha, ele foi enfático ao apontar a necessidade de o Estado intervir mais na economia e insistiu em promover a criação de uma Assembleia Constituinte para criar uma nova Carta Magna, propostas que geraram polêmica.
Castillo também toma posse com a certeza de que não terá facilidade na relação com seus adversários, que já na noite de 6 de junho — quando ele derrotou a candidata de direita Keiko Fujimori no segundo turno — começaram a semear dúvidas sobre a legitimidade de sua vitória.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.