Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Presidente do Governo espanhol viaja ao Brasil para participar da Rio+20

Por Da Redação - 19 jun 2012, 22h19

Los Cabos (México), 19 jun (EFE).- O presidente do Governo da Espanha, Mariano Rajoy, embarcou nesta terça-feira na cidade de Los Cabos (México) rumo ao Brasil, onde vai participar da Conferência da ONU Sobre Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro, e de encontros com empresários brasileiros e espanhóis em São Paulo.

Rajoy, que esteve no México para a Cúpula do G20, não voltará a Madri até sexta-feira, embora também nesse dia deva viajar a Roma para acertar, junto com o primeiro-ministro da Itália, Mario Monti; a chanceler alemã, Angela Merkel; e o presidente francês, François Hollande, os últimos detalhes para o Conselho Europeu do final do mês.

A participação do governante espanhol na Rio+20 responde a um convite da presidente Dilma Rousseff, com quem se reuniu hoje em Los Cabos. Na cúpula será estudada a possibilidade de criação de um ‘conselho de desenvolvimento sustentável’ na ONU, similar ao Conselho de Direitos Humanos, embora seja difícil que a proposta prospere, disseram fontes do Executivo espanhol.

Os líderes que se reunirão no Rio debaterão também a necessidade de transformar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em objetivos de desenvolvimento sustentável.

Publicidade

Embora a ajuda ao desenvolvimento espanhol tenha experimentado um profundo corte quanto à necessidade de diminuir o déficit público, fontes do governo destacam que o Executivo mantém seu compromisso com o meio ambiente e lembra que a Espanha é um país líder em energias renováveis.

Rajoy participará do primeiro di da cúpula, nesta quarta-feira, e no dia seguinte viajará a São Paulo, onde quer manifestar apoio às empresas espanholas com negócios no Brasil. Depois, o chefe do Executivo participará de um encontro empresarial organizado na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e assistirá à apresentação oficial da Fundação Espanha-Brasil. EFE

Publicidade