Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Presidente do Equador anuncia que não participará de Cúpula das Américas

Ancara, 15 mar (EFE).- O presidente do Equador, Rafael Correa, anunciou nesta quinta-feira que não participará da Cúpula das Américas, que será realizada em Cartajena, na Colômbia, nos dias 14 e 15 de abril, em protesto ao boicote dos Estados Unidos à participação de Cuba.

‘Pessoalmente já não estou disposto a voltar a participar destas cúpulas, nas quais não se debatem os problemas dos povos latino-americanos’, disse o líder em entrevista coletiva em Ancara, na Turquia.

‘Em nossa região existem problemas muito importantes, como o embargo dos EUA a Cuba e a ocupação britânica das Ilhas Malvinas, mas eles nunca são debatidos nestas reuniões’, afirmou Correa.

‘Se organiza uma cúpula para os países latino-americanos mas se exclui um país latino-americano: Cuba não pode participar por causa do boicote americano’, questionou o presidente.

‘Vou ser franco, gosto dos Estados Unidos porque estudei lá, mas não posso aceitar que um país exclua o outro. Isto me parece terrível e não quero ferir meus amigos americanos quando digo que os povos latino-americanos não desejam mais que sejam organizadas cúpulas como essa’, acrescentou.

‘Nestas reuniões se fazem todos os tipos de declarações sobre democracia, mas nunca se fala da verdadeira democracia. Tudo são palavras que nunca se transformam em fatos’, questionou Correa. EFE