Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Presidente de empresa expropriada vai à Bolívia negociar indenização

La Paz, 5 mai (EFE).- O presidente da Rede Elétrica Espanhola REE, José Folgado, chegará neste domingo a La Paz para negociar com o ministro dos Hidrocarbonetos e Energia da Bolívia, Juan José Sosa, uma indenização pela decisão do presidente Evo Morales de expropriar a filal da empresa, a Transportadora de Eletricidade (TDE).

Fontes diplomáticas espanholas garantiram à Agência Efe que Folgado vai se reunir nesta segunda-feira com Sosa e que sua equipe chega ao país sul-americano esperando um clima de ‘boa vontade entre as duas partes’.

Esse primeiro contato com as autoridades bolivianas servirá, segundo a REE, para ‘iniciar as negociações para alcançar uma compensação adequada e assim defender os interesses de seus acionários’.

Nesta quarta-feira chegará a La Paz o secretário de Estado espanhol de Cooperação Internacional, Jesús Gracia, cuja viagem estava programada desde antes da desapropriação. Ele se reunirá com vários ministros, autoridades bolivianas, empresários espanhois e com o chanceler David Choquehuanca.

A visita, que a princípio seria para a divulgação de investimentos e cooperação da Espanha para com a Bolívia, deve ter como tema central a desapropriação da TDE, segundo informaram à Efe as fontes diplomáticas. EFE