Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Presidente da Coreia do Sul diz que não dormiu antes de reunião Trump-Kim

Moon Jae-in conversou com o líder da Coreia do Norte duas vezes e ajudou a organizar a cúpula histórica

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, disse que não conseguiu dormir à noite antes da reunião realizada em Singapura entre o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Moon e outras autoridades sul-coreanas assistiram à transmissão do encontro ao vivo antes de uma reunião de gabinete nesta terça-feira (12).

Moon sorriu e acenou com a cabeça enquanto observou Trump e Kim se encontrarem. Nos últimos meses, o presidente sul-coreano conversou com o líder da Coreia do Norte duas vezes e ajudou a organizar a cúpula histórica.

Moon disse, ainda, que “espera ardentemente” pelo sucesso do encontro e que acredita que isso resultará na completa desnuclearização da Península Coreana e na paz.

Após o encontro desta terça, Trump e Kim assinaram uma declaração conjunta em que o ditador da Coreia do Norte se comprometeu em trabalhar para a desnuclearização em troca da segurança americana.

As duas nações também se comprometeram em lutar pela paz da Península Coreana. O documento estabelece ainda que o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, se reunirá na “data mais próxima possível” com um alto funcionário norte-coreano para continuar o diálogo bilateral sobre a desnuclearização.

(Com Estadão Conteúdo)