Clique e assine a partir de 8,90/mês

Presidente da China chega aos EUA para primeira visita oficial

Xi Jinping tem encontro agendado com o presidente americano, Barack Obama, na próxima sexta-feira na Casa Branca

Por Da Redação - 22 set 2015, 16h12

O presidente da China, Xi Jinping, desembarcou em Seattle na tarde desta terça-feira para sua primeira visita oficial aos Estados Unidos. Apesar da tensão provocada pelos ataques cibernéticos sofridos pelos EUA e atribuídos a hackers chineses e ao investimento militar dos asiáticos no Mar da China Meridional, oficialmente a visita deve tratar principalmente de assuntos relacionados à mudança climática, como energia limpa.

Leia também:

Venezuela e Colômbia chegam a acordo para resolver crise

Em encontro com Netanyahu, Putin diz que forças sírias não pretendem atacar Israel

Em sua chegada, Xi foi recepcionado por um grupo que incluía o governador de Washington, Jay Inslee, o embaixador dos EUA na China, Gary Locke, e o prefeito de Seattle, Ed Murray.

Xi vai passar seu primeiro dia nos EUA em um hotel em Seattle, onde se reunirá com cinco governadores dos EUA e seis governadores chineses para discutir sobre questões de sustentabilidade que incluem a melhoria da eficiência energética dos edifícios, modernização das redes elétricas e comercialização de energia renovável. Ele também deverá fazer um discurso político nesta terça-feira.

Na quarta-feira, a agenda do presidente chinês estará dedicada a encontros corporativos. Ele visita na grande fábrica de produção de aviões da Boeing em Everett e viagens para a sede da Microsoft. Xi deixa Seattle na quinta-feira e, no dia seguinte, irá jantar com o presidente americano, Barack Obama, na Casa Branca. A visita ao país tem duração prevista de três dias.

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade