Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Presidente da Armênia é reeleito com 58,64% dos votos

Serge Sargsian ganha mais cinco anos à frente da ex-república soviética

O presidente da Armênia, Serge Sargsian, foi reeleito com 58,64% dos votos, segundo os dados correspondentes a 100% das urnas apuradas nesta terça-feira pela Comissão Eleitoral Central (CEC) do país. De acordo com os números da CEC, ainda não definitivos, em segundo lugar ficou o candidato opositor e ex-ministro das Relações Exteriores Raffi Hovannisian, com 36,75% dos votos.

Os outros cinco aspirantes à chefia da antiga república soviética obtiveram entre 0,24% e 2,15%. A CEC, que calculou a participação de 60,05% dos cidadãos aptos a votar, tem um prazo de sete dias para anunciar os resultados definitivos. Segundo a Constituição armênia, o presidente é eleito para um período de cinco anos e pode ser reeleito uma só vez, pelo que Sargsian, no poder desde 2008, não poderá tentar emplacar um novo mandato daqui cinco anos.

A oposição armênia denunciou durante a jornada eleitoral a compra de votos, a introdução em massa de cédulas e a falsificação do censo eleitoral em favor do atual presidente. As autoridades armênias indicaram que não tinham recebido denúncias formais sobre irregularidades no processo eleitoral.

(Com agência EFE)