Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Presidente da Argélia anuncia revisão na Constituição

Buteflika também anunciou uma revisão da lei eleitoral e da lei dos partidos políticos

Por Da Redação 15 abr 2011, 19h25

O presidente Abdelaziz Buteflika anunciou uma revisão da Constituição da Argélia para reforçar a democracia do país em discurso feito à nação nesta sexta-feira. “Expressei em diversas ocasiões minha vontade de que a Constituição fosse revisada”, lembrou o presidente argelino, que anunciou a criação emendas e de uma comissão constitucional da qual participarão “especialistas em direito constitucional”.”A comissão me fará propostas, das quais comprovarei sua conformidade com os valores fundamentais de nossa sociedade, antes de submetê-las à aprovação do Parlamento ou um referendo”, explicou o presidente.

É a primeira vez que Buteflika, 74, se dirige aos argelinos desde os que um movimento revolucionário tomou conta do mundo árabe no início de 2010. Em janeiro, os protestos comandados pelo movimento de contestação social CNDC (Coordenação Nacional para a Mudança e a Democracia) deixaram cinco mortos e 800 feridos na Argélia.

Em 25 de fevereiro, o presidente cumpriu com sua promessa de suspender o estado de emergência que estava em vigor há 19 anos a fim de deter a insurreição islamita. Em 19 de março, Buteflika prometeu uma nova etapa no caminho das reformas globais e políticas durante o 44º aniversário da proclamação do cessar-fogo que conduziu o país à independência da França.

(Com agência France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade