Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Premiê espanhol deve se explicar sobre caso de corrupção

Mariano Rajoy foi citado em uma denúncia envolvendo pagamento de propina

Por Da Redação - 1 fev 2013, 20h38

O primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy deverá se pronunciar neste sábado sobre seu suposto envolvimento em um caso de corrupção. Rajoy e outros integrantes do Partido Popular teriam recebido propina de empresários, principalmente da construção civil, segundo uma reportagem publicada pelo jornal El País.

O PP, presidido por Rajoy desde 2004, negou as acusações e afirmou que suas contas são “transparentes”, mas a oposição socialista exige que o premiê apresente explicações públicas.

Leia Também:

Justiça impõe fiança milionária ao genro de rei da Espanha

Publicidade

Os pagamentos teriam sido feitos do final da década de 1990 a 2008, quando a bolha da construção civil na Espanha estourou. Atualmente, 25% da população espanhola está desempregada, a maioria funcionários de empreiteiras.

As acusações causaram revolta em muitos cidadãos atingidos pelas medidas de austeridade do governo para combater a recessão. Nesta sexta, manifestantes voltaram às ruas de Madri para protestar.

Alguns políticos de esquerda pediram que as eleições gerais fossem antecipadas, em resposta às acusações. No entanto, Rajoy, que assumiu o poder em dezembro de 2011 com a vitória do seu partido sobre os socialistas, conta com uma das maiorias mais fortes de toda a Europa.

(Com agências Reuters e France-Presse)

Publicidade