Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Premiê do Reino Unido faz visita surpresa ao Afeganistão

Londres, 20 dez (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, viajou nesta terça-feira de surpresa ao Afeganistão para visitar as tropas britânicas antes do Natal, informou a rede ‘BBC’.

A intenção de Cameron era aterrissar em Camp Bastion, principal base militar britânica no Afeganistão, mas devido a uma tempestade de areia a pista foi interditada e o pouso transferido para Kandahar.

Nessa província, uma das mais perigosas do Afeganistão pela grande presença de talibãs, há apenas uma pequena parte das tropas do Reino Unido, um total de 9,5 mil soldados.

Durante sua estadia em Kandahar, Cameron se reuniu com membros de um esquadrão da Real Força Aérea britânica (RAF) e com o chefe da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), a missão da Otan no Comando Sul, o general americano James Huggins.

Cameron admitiu aos jornalistas que foi ‘decepcionante’ não ter conseguido visitar Camp Bastion, mas lembrou que as tropas britânicas enfrentam este tipo de intempéries diariamente.

‘O que aconteceu hoje é algo que ocorre o tempo todo com as pessoas que vivem aqui’, disse o premiê, que não quis dar números sobre a retirada gradual de suas tropas no Afeganistão.

O Reino Unido deve reduzir em 500 o número de soldados no país muçulmano para 2012, restando nove mil, e diminuir paulatinamente o número de suas tropas até que em 2014 não exista mais presença britânica na região. EFE