Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Premiê de Luxemburgo é primeiro líder da UE a protagonizar casamento gay

Xavier Bettel trocou alianças com o arquiteto Gauthier Destenay menos de um ano depois que país aprovou casamento entre pessoas do mesmo sexo

O premiê de Luxemburgo, Xavier Bettel, oficializou o primeiro casamento gay de um líder da União Europeia. Nesta sexta-feira, Bettel casou-se com o arquiteto belga Gauthier Destenay em uma cerimônia privada na cidade de Luxemburgo, capital do país.

O advogado de 42 anos foi eleito primeiro-ministro em 2013, quando Jean-Claude Juncker, atual presidente da Comissão Europeia, renunciou após quase duas décadas no poder.

Leia também:

União Europeia anuncia pacote para conter crise da imigração ilegal

Bettel assumiu publicamente sua homossexualidade há sete anos. “Eu só tenho uma vida e não quero escondê-la”, disse ao Los Angeles Times no ano passado. Destenay, seu parceiro há anos, participava de cerimônias oficiais a seu lado.

O Parlamento de Luxemburgo aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em junho de 2014 e, dois meses depois, o casal anunciou o noivado.

Embora este tenha sido o primeiro casamento gay de um líder da União Europeia, Bettel não foi o primeiro líder europeu a se casar com alguém do mesmo sexo. Em 2010, Johanna Sigurdardottir, então premiê da Islândia, trocou alianças com sua parceira Jónína Leósdóttir.

(Da redação)