Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Premiê da Letônia renuncia ao cargo após desabamento

Valdis Dombrovskis assumiu responsabilidade política pela tragédia na capital

Por Da Redação 27 nov 2013, 18h37

O primeiro-ministro da Letônia, Valdis Dombrovskis, assumiu a culpa pela morte de 54 pessoas no desabamento de um supermercado em Riga, capital do país, e renunciou ao cargo nesta quarta-feira. O porta-voz do premiê, Martin Punke, afirmou que ele “está assumindo a responsabilidade política pela tragédia”, informou a rede americana CNN. Dombrovskis, que estava no cargo desde 2009, comunicou a decisão após uma reunião a portas fechadas com o presidente Andris Berzins.

Logo após a tragédia, Berzins havia dito que a “natureza não poderia ser culpada” e que os responsáveis pela tragédia deveriam vir a público para prestar contas. “Este incidente é basicamente um assassinato em massa de um grande número de civis indefesos. Nós precisamos agir de acordo com sua proporção”, afirmou o presidente, na ocasião. O desabamento do supermercado foi o acidente com maior número de vítimas no país desde a independência, em 1991.

As autoridades informaram que três membros das equipes de resgate estão entre as vítimas fatais. Dezenas de pessoas ficaram feridas, muitos com graves lesões na cabeça e na coluna vertebral. As causas do desabamento ainda estão sendo investigadas. As autoridades municipais de Riga afirmaram que obras para a construção de um jardim no terraço do supermercado estão entre as causas mais prováveis do acidente.

O ministro da Economia, Daniels Pavluts, afirmou esta semana que parte da culpa pela tragédia está nas falhas do governo em fiscalizar os projetos de construção no país. O governo encerrou um programa nacional de inspeção de obras como parte das medidas de austeridade necessárias para que o país passe a fazer parte da zona do euro – o que está previsto para ocorrer em janeiro. A Letônia, uma ex-república soviética, faz parte da União Europeia há quase uma década.

Queda de telhado de supermercado na Letônia deixa mortos e feridos
Queda de telhado de supermercado na Letônia deixa mortos e feridos VEJA

(Com agência Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade