Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Prefeito de Nova York passeia por favelas do Rio de Janeiro

Por Da Redação - 19 jun 2012, 17h51

Rio de Janeiro, 19 jun (EFE).- O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, visitou nesta terça-feira duas favelas do Rio de Janeiro onde conheceu o ‘Morar Carioca Verde’, o programa municipal de habitação que combina desenvolvimento sustentável com novas tecnologias, além da preservação do meio ambiente.

Bloomberg percorreu as ruas íngremes e empoeiradas das favelas Babilônia e Chapéu Mangueira na companhia do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Os dois participaram previamente de uma reunião da rede C40, que reúne 59 metrópoles. O grupo realizou hoje um evento no marco da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20.

Apesar do forte esquema de segurança, Bloomberg e Paes cumprimentaram os líderes comunitários de Chapéu Mangueira e Babilônia, favelas que fazem parte do programa de pacificação implantado pelo Governo estadual.

Publicidade

Na visita, o prefeito nova-iorquino conheceu de perto obras nas duas favelas, situadas próximo ao Leme, onde estão sendo construídos 117 apartamentos para pessoas da classe baixa com padrões de desenvolvimento sustentável.

A iluminação com tecnologia LED para reduzir o uso de eletricidade, a reciclagem seletiva, o uso de energia solar e novas técnicas de jardinagem para embelezar o lugar são outras obras previstas pelo programa.

A iniciativa de urbanização sustentável do Rio de Janeiro pretende estender a todas as favelas da cidade, até 2020, o programa. Em Chapéu Mangueira e Babilônia, o projeto exigiu um investimento de R$ 43,4 milhões. EFE

Publicidade