Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pranab Mukherjee é eleito novo presidente da Índia

Nova Délhi, 22 jul (EFE).- O candidato apoiado pelo governo da Índia, Pranab Mukherjee, foi eleito neste domingo o 13º presidente da história do país, anunciaram fontes oficiais à imprensa local.

As fontes informaram que Mukherjee obteve a maioria dos votos dos quase 5 mil deputados nacionais e regionais que participaram da eleição, superando assim o candidato da oposição Purno A. Sangma.

‘Estou muito feliz, e me esforçarei para estar à altura das expectativas e da fé que o povo depositou em mim’, afirmou Mukherjee a uma rede de televisão de Bengala oriental, onde nasceu, após o anúncio de sua vitória, segundo a agência de notícias ‘Ians’.

Mukherjee, de 76 anos e atual ministro das Finanças, é considerado um dos principais nomes do governo. Quando tomar posse, ele substituirá Pratibha Patil na Presidência da Índia.

Imagens transmitidas ao vivo pelo canal ‘NDTV’, mostraram o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, e a presidente do governante Partido do Congresso, Sonia Gandhi, chegando à residência de Mukherjee para cumprimentá-lo pela vitória.

O sistema eleitoral presidencial indiano, restrito aos parlamentares, usa o mecanismo de voto único transferível, com o qual cada eleitor tem a possibilidade de votar em mais de um candidato, mas estabelecendo uma ordem de preferência.

Com a participação nas eleições, Mukherjee desmentiu seu propósito de deixar a política, manifestado há poucos meses quando reconheceu publicamente que, devido à sua idade, pensava em se aposentar para descansar e se dedicar à leitura. EFE