Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Portugal registra tremor de 4,9 pontos na escala Richter

De acordo com autoridades locais, ainda não há registros de mortes ou danos materiais

Um terremoto atingiu várias regiões de Portugal na manhã desta segunda-feira. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o abalo atingiu 4,9 pontos na escala Richter.

O tremor foi sentido às 11h51 (horário local, 9h51 em Brasília) e teve epicentro a 6 quilômetros da vila de Arraiolos, no distrito de Évora. Ainda de acordo com o IPMA, até o momento não foram registrados danos materiais ou pessoais.

O terremoto atingiu com maior intensidade a região de Elvas, onde, segundo o jornal português Diário de Notícias, algumas escolas tiveram de ser esvaziadas. Em Arraiolos, o comandante do Corpo de Bombeiros local relatou ter sentido fortes abalos.

Nas redes sociais, há relatos de que o sismo foi sentido também em Lisboa, Viseu, Faro, Coimbra e Porto, entre outras cidades.

Agitação marítima

Ainda segundo o IPMA, sete distritos de Portugal estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estarão sob aviso amarelo entre à 16h desta segunda e às 6h de amanhã, com previsão de ondas de 4 a 5 metros de altura.

O aviso amarelo é emitido sempre que há situação de risco para atividades que dependem da situação meteorológica.