Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Porto Rico sofre novo apagão em toda a ilha

Nesta quinta-feira, 75% das casas da ilha já tinham seus serviços de energia elétrica normalizados

Quase sete meses após a passagem dos furacões Maria e Irma, a energia elétrica já havia sido restabelecida em boa parte do território americano de Porto Rico. Um acidente na quarta-feira (18), contudo, mergulhou a ilha na escuridão novamente.

A Autoridade de Energia Elétrica de Porto Rico (PREPA, na sigla em inglês) havia se vangloriado na manhã de quarta-feira de somente 3% de seus clientes permanecerem sem energia. A ilha de 3,4 milhões de habitantes estava praticamente de volta à normalidade, disseram as autoridades do governo local.

Algumas horas depois, contudo, uma escavadeira que trabalhava perto de uma torre de transmissão de 60 metros de altura no sul do território se aproximou demais de uma linha de alta tensão. A falha elétrica derrubou a energia em quase toda a ilha.

Nesta quinta-feira, 75% das casas tiveram seus serviços de luz e energia elétrica restabelecidos, segundo a PREPA. Mesmo assim, dezenas de milhares de famílias ainda permanecem sem o serviço normal. O apagão de quarta-feira prejudicou o trânsito de cidades como San Juan, forçou empresas e escolas a fecharem as portas e provocou longas filas em postos de gasolina.

O governo dos Estados Unidos gastou um total de 2,5 bilhões de dólares nos projetos de restauração da energia elétrica da ilha após a passagem dos furacões. Mas, mesmo antes do apagão recente, mais de 44.000 clientes ainda continuam sem o serviço elétrico normalizado.