Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Por ilhas, Japão e Taiwan travam ‘guerra’ de jatos de água

Objeto de tensão diplomática entre Japão e China nas últimas semanas, ilhas Senkaku/Diaoyu também são reivindicadas pelo governo taiwanês

Dezenas de barcos pesqueiros com bandeira taiwanesa entraram nesta terça-feira nas águas territoriais das ilhas Senkaku/Diaoyu, objeto de uma disputa territorial que opõe Japão e China e que colocou os dois países em um conflito diplomático nas últimas semanas. O pequeno arquipélago, no entanto, também é reivindicado por Taiwan.

Leia mais:

Enviado do Japão vai à China tentar aliviar tensão por ilhas

Por que oito ilhotas opõem China e Japão

Escoltados por pelo menos doze barcos da Guarda Costeira taiwanesa, os pesqueiros se aproximaram da ilha de Uotsuri, a maior das oito formações do arquipélago. A Guarda Costeira japonesa enviou avisos para os barcos não entrarem nas águas territoriais das Senkaku, como as ilhas são chamadas pelos japoneses – na China, elas são conhecidas como ilhas Diaoyu e, em Taiwan, Tiaoyutai.

Após as advertências serem ignoradas, as autoridades japonesas reagiram e dispararam canhões de água, obrigando os barcos invasores a se retirarem. Nas águas em torno das ilhas, localizadas no Mar da China Oriental, também estão estacionados cerca de dez navios chineses, que patrulham a região.

Conflito – A tensão diplomática envolvendo as Senkaku/Diaoyu aumentou na semana passada, desgastando as as relações entre China e Japão. As hostilidades começaram quando o governo do Japão decidiu nacionalizar três das oito ilhas desabitadas, que estavam em mãos de um proprietário japonês, depois que o governador nacionalista de Tóquio, Shintaro Ishihara, ameaçou adquiri-las – o que poderia motivar uma crise ainda maior (leia mais no quadro abaixo). A decisão causou uma onda de protestos na China, com empresas japonesas sendo obrigadas a fechar centenas de lojas e fábricas no país.

Ilhas são disputadas por China e Japão devido à riqueza natural Ilhas são disputadas por China e Japão devido à riqueza natural

Ilhas são disputadas por China e Japão devido à riqueza natural (/)