Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

População urbana da China irá superar a rural pela 1ª vez

Estudo oficial do país asiático aponta que mudança aconterá já no final do ano

Por Da Redação 20 dez 2011, 04h17

Pela primeira vez em sua história milenar, a população urbana da China irá superar a rural, e isso acontecerá já no final deste ano, aponta um estudo da Academia Chinesa de Ciências Sociais divulgado nesta terça-feira pela imprensa oficial do país asiático. A mudança “é um significativo ponto de ruptura para a China, alterando uma estrutura de domínio da população camponesa que durou milênios”, destaca o documento.

Isso não significará só uma mudança estatística, assinalam os especialistas da principal academia estatal, mas “representará profundas mudanças nos estilos de vida, de emprego, consumo e inclusive nos valores”. Calcula-se que cerca de 240 milhões de pessoas deixaram o campo e emigraram para cidades no país asiático, apesar dos centros urbanos terem um sistema de registro que muitas vezes discrimina estes imigrantes rurais, com menores oportunidades de acesso, por exemplo, a saúde e educação.

O Plano Quinquenal relativo ao período entre 2011 e 2015, aprovado em março deste ano e que planeja a política econômica do país asiático durante esses cinco anos, já previa que a população urbana superaria a rural pela primeira vez em sua história, mas não esperava que isso já acontecesse em seu primeiro ano de aplicação.

Leia também: o sistema educacional que fez da China uma potência

Continua após a publicidade
Publicidade