Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Polícia mexicana prende chefe do cartel de Juárez

Vicente Carrillo Fuentes, o 'Vice-rei', também era procurado pelos EUA

Por Da Redação Atualizado em 30 jul 2020, 21h48 - Publicado em 9 out 2014, 20h44

A Polícia Federal do México capturou nesta quinta-feira o narcotraficante Vicente Carrillo Fuentes, conhecido como o “Vice-rei”, na cidade de Torreón, no Estado de Coahuila, fronteira com os Estados Unidos. O traficante de 51 anos comandava o cartel de Juárez, fundado por seu irmão mais velho, Amado Carrillo Fuentes, o “Senhor dos Céus”, que morreu em 1997 após uma cirurgia plástica mal-sucedida. O apelido de Amado estava ligado ao fato de ele transportar drogas para os EUA em cargas de aviões.

O FBI procurava o criminoso desde 2000 e oferecia 5 milhões de dólares como recompensa por informações que levassem a sua captura.

Baseado na cidade fronteiriça de Juarez, Carrillo Fuentes liderou a gangue em uma batalha contra o cartel rival de Sinaloa pelo controle de rotas de tráfico para os Estados Unidos. O conflito deixou milhares de mortos entre 2009 e 2011.

Leia também:

Polícia mexicana procura 46 estudantes desaparecidos

Em nova vitória sobre tráfico, México prende líder de cartel

No início dos anos 2000, a Justiça do Texas formalizou 46 acusações contra Fuentes, entre elas o de pertencer a um grupo de crime organizado e de ordenar a execução de pelo menos nove pessoas. O criminoso também era procurado pela Procuradoria Geral da República do México, que oferecia 2,2 milhões de dólares a quem fornecesse pistas sobre o ‘vice-rei’.

No dia 1 de outubro, a Polícia Federal e a Marinha do México prenderam outro grande traficante, Héctor Beltrán Leyva, membro do cartel dos Irmãos Beltrán Leyva.

(Com agência EFE e Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade