Clique e assine a partir de 8,90/mês

Polícia encontra 12 imigrantes em caminhão frigorífico na Bélgica

O caso ocorre uma semana após outros 39 estrangeiros terem sido encontrados mortos em um contêiner no Reino Unido

Por Da Redação - Atualizado em 30 out 2019, 20h03 - Publicado em 30 out 2019, 19h07

Uma semana após 39 imigrantes serem encontrados mortos dentro de um contêiner frigorífico na Inglaterra, a polícia federal da Bélgica informou nesta quarta-feira, 30, ter descoberto 12 pessoas em um caminhão refrigerado que transportava frutas e verduras.

As autoridades checaram o caminhão depois de o motorista ter suspeitado da presença de pessoas dentro do veículo, segundo Sarah Frederickx, porta-voz da polícia. Frederickx ainda afirmou que os 12 migrantes foram encontrados em “bom estado de saúde”.

Todos os migrantes eram homens adultos — 11 sírios e um sudanês — e foram levados ao Escritório de Imigração belga. Embora a polícia desconheça qual era o destino deles, o caminhão foi encontrado na rodovia E34, que conecta o norte da Bélgica com os Países Baixos.

Na semana passada, na Inglaterra, 39 migrantes foram encontrados mortos em um contêiner frigorífico que vinha do porto belga de Zeebrugge.

Como afirma o jornal britânico The Guardian, “motoristas de caminhão estão cada vez mais relutantes em dirigir para o Reino Unido porque correm o risco de pagar multas de 2.000 libras (10.300 reais) por pessoa encontrada ilegalmente a bordo”.

Porta-voz da Federação de Transportadores da Bélgica, Isabelle De Maegt, disse que os imigrantes têm se escondido em veículos refrigerados porque acreditam que ali não serão detectados.

Segundo a emissora belga VRT, ainda nesta quarta-feira também foram localizados sete imigrantes que tinham se escondido em um caminhão de conservas em Pervijze, no noroeste do país.

(Com EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade