Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Polícia do México prende chefe do cartel La Familia

Presidente mexicano anunciou ‘grande golpe’ contra o crime organizado

A polícia do México capturou o chefe do cartel de drogas La Familia, José de Jesús “El Chango” Méndez, segundo autoridades locais. A La Familia é uma das organizações mais violentas do país, cujo reduto é o estado de Michoacán (localizado no oeste do México), onde mantém uma dura luta com o cartel de Los Zetas.

Pouco antes de a prisão ser divulgada, o presidente mexicano Felipe Calderón anunciou em seu microblog Twitter um “grande golpe” contra o crime organizado. “Grande golpe da polícia federal contra o crime organizado. Um dos criminosos mais procurados foi capturado. Felicitações”, escreveu Calderón.

“El Chango”, que era procurado também pelos Estados Unidos, foi capturado em uma operação realizada perto de Aguascalientes, na região central do país, na qual não houve disparos. Ele era um dos fundadores do cartel La Familia, um grande produtor de metanfetaminas com destino aos Estados Unidos e que se encontra debilitado e dividido depois da morte no ano passado do chefe Nazario Moreno, ou “El Chayo.” As autoridades mexicanas ofereciam por Méndez uma recompensa de 30 milhões de pesos (2,54 milhões de dólares).

(Com agências France-Presse e Reuters)