Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Pintura de Churchill é leiloada por mais de R$ 7 milhões

Tela foi vendida em leilão de peças que pertenceram ao ex-premiê britânico

Por Da Redação 18 dez 2014, 15h57

O quadro The Goldfish Pool at Chartwell, pintado pelo ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill, foi vendido por 1,8 milhão de libras (mais de 7 milhões de reais) em um leilão realizado em Londres na quarta-feira. Foram leiloados também outros itens da coleção do ex-chefe de Governo.

“É um recorde para um quadro de Winston Churchill”, anunciou a casa de leilões Sotheby’s, que pôs à venda um total de quinze pinturas a óleo do ex-primeiro-ministro que liderou a Grã-Bretanha durante a II Guerra Mundial.

Leia também:

Explosão de bomba da II Guerra Mundial mata sete em Bangcoc

Operário alemão morre ao detonar bomba da 2ª Guerra

Continua após a publicidade

Interesse de alemães por Hitler atinge nível recorde desde a II Guerra

Vários outros objetos pertencentes ao ex-primeiro-ministro também foram leiloados, entre eles uma de suas caixas de charuto, datada de 1930, por 21.250 libras (mais de 88.000 reais).

O valor inicial estimado para a tela — que reproduz uma lagoa na casa do ex-premiê em Kent — ficava entre 400.000 e 600.000 libras. O recorde anterior registrado por uma das pinturas de Churchill havia sido de 1 milhão de libras.

O leilão desta quarta foi organizado após a morte, no início do ano, da última filha ainda viva do ex-premiê, Mary Soames, que tinha 91 anos. No total, o leilão arrecadou 15 milhões de libras (cerca de 62 milhões de reais).

Winston Churchill pintou centenas de telas impressionistas com cenas de paisagens, do mar, ou do interior da casa familiar de Chartwell, ao sul de Londres, ou de Blenheim Palace, onde nasceu.

(Com agência France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade