Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Petraeus apoia prazo para retirada das tropas americanas do Afeganistão

O general David Petraeus, escolhido para ocupar o antigo cargo de Stanley McChrystal como comandante das tropas dos EUA e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão, afirmou nesta quinta-feira à rede CNN que apoia o prazo estabelecido pelo governo Obama para começar a retirar as tropas americanas do país: julho de 2011. Este é um ponto de desacordo entre o presidente e muitos de seus críticos republicanos no Congresso, que são contra a retirada.

“Eu apoio a política do presidente Obama e vou providenciar a melhor assessoria profissional militar enquanto conduzimos a situação”, pontuou Petraeus.

Em sua primeira declaração pública depois de ser indicado para o novo cargo de chefia, ele também expressou respeito e apreciação pelo trabalho de McChrystal, apesar de considerar as circunstâncias que envolvem a mudança de comando “tristes”.

“Esta é, obviamente, uma missão importantíssima, e é muito triste que tenhamos que assumir dessa forma. Mas nós temos um enorme respeito e gratidão pelo general McChrystal, por tudo o que fez. Ele teve um papel chave no Afeganistão, ajudando a alcançar resultados”, afirmou Petraeus.

McChrystal gerou polêmica ao fazer duras críticas, publicadas no início desta semana na revista Rolling Stone, sobre a equipe de segurança nacional de Obama e o próprio presidente. Obama acabou por demiti-lo e convocar Petraeus, então chefe do Comando Conjunto Central do Exército dos EUA, para assumir o lugar.

Clique na imagem para acessar