Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pesquisas apontam Chávez como favorito nas eleições venezuelanas

Caracas, 12 dez (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, se manteve como grande favorito para vencer as eleições em seu país e conquistar mais um mandato consecutivo, de acordo com pesquisas realizadas pelos institutos locais IVAD e Hiterlaces e divulgadas nesta segunda-feira pelo ministro de Comunicações, Andrés Izarra.

Se as eleições de 7 de outubro de 2012 fossem realizadas hoje, Chávez obteria 55,5% dos votos, segundo o IVAD, e de 49%, Hinterlaces, de acordo com dados divulgados no Twitter por Izarra.

A pesquisa do IVAD consultou 1.200 eleitores de 20 a 28 de novembro, e tem uma margem de erro de 1,03% a 2,37%. Já a da Hinterlaces entrevistou 1.129 pessoas e sua margem de erro é de 2,6%.

Nesta última, Chávez venceria por 49% a 38% qualquer um dos candidatos apresentados aos participantes. Já na pesquisa do IVAD, Chávez levaria a melhor sobre o governador Henrique Capriles por 55,5% a 31,8%; venceria o ex-prefeito Leopoldo López por 56,9% a 28,8%; e derrotaria o também governador Pablo Pérez por 56,9% a 29,8%.

María Corina Machado, Diego Arria e Pablo Medina, os outros três opositores que participarão das primárias que a coligação Mesa da Unidade Democrática (MUD) realizará no dia 12 de fevereiro para definir quem disputará com Chávez o período presidencial 2013-2019, não constaram nas pesquisas.

Sobre a avaliação da gestão presidencial, o IVAD apontou que ela é apoiada por 71,5% dos consultados, porcentagem reduzida a 61% no caso da pesquisa da Hinterlaces. Segundo ambas, essa avaliação positiva subiu desde que Chávez revelou em junho que passou por uma cirurgia para a retirada de um tumor da região pélvica que, em exames posteriores, indicou a presença de células cancerígenas. EFE