Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Pesquisa mostra Obama e Romney empatados

Romney alcançou Obama nas últimas semanas, com várias pesquisas de opinião mostrando os dois candidatos empatados ou muito próximos

Por Da Redação 21 out 2012, 14h19

Uma pesquisa divulgada neste domingo mostra o presidente Barack Obama e o republicano Mitt Romney empatados com 47% das intenções de voto cada um. O levantamento foi realizado com eleitores americanos depois do debate da última segunda-feira e reforçou a percepção de que a disputa presidencial do próximo dia 6 de novembro será acirrada.

A pesquisa da NBC/Wall Street Journal ouviu, entre terça e sexta-feira da última semana, 816 eleitores prováveis (com intenção de votar) e 1.000 eleitores registrados. Considerando-se a amostragem mais ampla de eleitores registrados, Obama tem vantagem em relação a Romney (49% a 44%), mas ela é menos do que os sete pontos registrados na pesquisa realizada no final de setembro. A margem de erro é de 3.43 pontos percentuais para mais ou para menos entre os eleitores prováveis e de 3.1 pontos percentuais para os eleitores registrados.

Leia mais:

Obama e Romney fazem piadas em jantar de caridade

Obama lidera entre o público feminino, com 51% das intenções de voto contra 43% de Romney. Mas essa vantagem também é a menor verificada nas pesquisas já realizadas.

Romney começou a diminuir a desvatagem para o atual presidente depois do primeiro debate televisivo, realizado no início deste mês. Mesmo com a recuperação de Obama no segundo debate, na última segunda-feira, o republicano não perdeu terreno nos últimos dias, com várias pesquisas de opinião mostrando os dois candidados empatados ou muito próximos.

Um levantamento da Reuters/Ipsos divulgado neste sábado mostrou Obama com 46% contra 45% do republicano, diminuindo a distância entre os dois: a pesquisa de sexta mostrava o presidente democrata com três pontos de vantagem.

Os dois candidatos farão o terceiro último debate televisivo antes das eleições nesta segunda-feira. Eles deverão debater temas relacionados à política externa.

Continua após a publicidade
Publicidade