Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pesquisa aponta empate técnico entre Chávez e Capriles

Esta é a primeira vez que oposição aparece com chances para o primeiro turno

O presidente venezuelano e candidato à reeleição nas eleições presidenciais de outubro, Hugo Chávez, conta com 46% das intenções de voto, enquanto o opositor Henrique Capriles Radonski, governador do estado de Miranda, acumula 45% de aprovação por parte do eleitorado.

Os índices caracterizam um empate técnico, já que a margem de erro é de 2,3 pontos porcentuais para mais ou para menos, aponta a empresa de pesquisas Consultores 21. Realizada entre os dias 3 e 13 de março, a pesquisa contou com uma amostra nacional “urbana e rural” de 2.000 pessoas.

No caso de Chávez não ser o candidato do governo, os entrevistados que apoiam o chavismo asseguraram que dariam seu voto primeiramente ao atual vice-presidente, Elías Jaua, ou a Adán Chávez, irmão do presidente e governador do estado de Barinas. Em segundo lugar, aparece o ministro das Relações Exteriores, Nicolás Maduro, e em terceiro o presidente da Assembleia Nacional e vice-presidente governista do Partido Socialista Unido de Venezuela, Diosdado Cabello.

Esta é a primeira pesquisa que coloca Capriles em um empate técnico com Chávez. Nas últimas semanas, foram divulgadas quatro pesquisas que davam entre 18 e 33 pontos de vantagem para Chávez em relação a seu opositor.

(Com agência EFE)