Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Peña Nieto vence eleições no México com 90% dos votos apurados

(Atualiza com novos dados da apuração parcial)

México, 2 jul (EFE).- O candidato à presidência do Partido Revolucionário Institucional (PRI) do México, Enrique Peña Nieto, continua no topo das apurações parciais das eleições deste domingo, com 37,8% dos votos, neste momento, com mais de 90% da apuração concluídos.

Segundo dados oficiais do Instituto Federal Eleitoral (IFE), às 9h30 locais (11h30 de Brasília) os dados de 129.132 urnas, 90,02% do total, haviam sido recebidos, e a apuração continua com maior lentidão que em eleições anteriores.

Em princípio, o Programa de Resultados Eleitorais Preliminares (Prep) acrescentará votos computados ao longo desta segunda-feira, até as 20h locais (22h de Brasília).

De acordo com os dados, Peña Nieto, que tem apoio do Partido Verde Ecologista do México (PVEM), pode ter recebido quase 17,2 milhões de votos, alcançando um primeiro lugar com folga na eleição.

Em segundo lugar vai ficando o candidato da esquerda, Andrés Manuel López Obrador, do Partido da Revolução Democrática (PRD), com 31,94% dos votos (14,5 milhões), seguido pela aspirante do governante Ação Nacional (PAN), Josefina Vázquez Mota, com 25,37% (11,5 milhões).

Em último lugar está o candidato do Partido Nova Aliança (Panal), com 2,33% (1,05 milhão de votos). Os menos de 3% restantes correspondem a votos nulos ou em candidatos não registrados, ou ainda em branco.

O índice de participação na eleição ficou em torno de 63,1%, superando os 60% esperados. Os resultados preliminares ainda não têm validade jurídica plena. EFE