Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pelo menos 113 morrem em terremoto na Indonésia

Outras 502 pessoas estão desaparecidas desde a noite de segunda-feira

“Os moradores relataram ter visto um tsunami de até 3 metros”

Mujiharto, do Ministério da Saúde

Cresce o número de vítimas no terremoto de magnitude 7,5 que atingiu a Indónesia na noite de segunda-feira: pelo menos 113 mortos foram confirmados pelo Ministério da Saúde até o momento. Outras 502 pessoas continuam desaparecidas.

O tremor ocorreu às 21h42 de segunda-feira a cerca de 20 quilômetros de profundidade, a oeste de Sumatra, nas ilhas de Mentawai – que estão entre os destinos mais populares de surfistas de todo o mundo. A região fica situada no ponto de encontro de duas placas tectônicas e, por isso, é vulnerável a esse tipo de fenômeno natural.

O terremoto deu origem logo em seguida a um tsunami, que disseminou dez comunidades da parte oeste do país. “Os vilarejos foram varridos do mapa”, afirmou Agolo Suparto, porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Catástrofes. Ondas gigantes invadiram outras ilhas próximas. “Os moradores relataram ter visto um tsunami de até 3 metros”, contou Mujiharto, do Ministério da Saúde.

Centenas de casas ficaram destruídas na região. Mais de 100 dos desaparecidos estariam a bordo de um navio turístico, que perdeu a comunicação com a costa, assim como um barco de turistas com pelo menos oito australianos. O mau tempo dificulta as operações de busca e salvamento.

Esse não é o primeiro desastre natural ocorrido no país formado por inúmeras ilhas. Em dezembro de 2004, um tsunami causado por um tremor de magnitude superior a 9 graus, na costa de Sumatra, matou mais de 226 pessoas em vários países.

Veja também: Após terremoto e tsunami, vulcão entra em erupção