Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Patriota vai a Cuba preparar primeira viagem de Dilma à ilha

Havana, 16 jan (EFE).- O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, iniciou nesta segunda-feira contatos com autoridades cubanas para preparar a primeira visita oficial da presidente Dilma Rousseff à ilha, que acontecerá no final de mês.

Patriota permanecerá em Havana até terça-feira e deverá se encontrar com o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, e os vice-presidentes do Conselho de Ministros, Marino Murillo e Ricardo Cabrisas.

Além da viagem da presidente, os ministros dos dois países vão conversar sobre o andamento das obras de ampliação do porto de Mariel, que está sendo construído com financiamento brasileiro.

A obra, orçada em US$ 800 milhões, deverá ficar pronta em 2013. O assessor internacional da Presidência, Marco Aurélio Garcia, viajou em março do ano passado para a ilha para acompanhar os trabalhos do porto, a maior obra realizada em Cuba atualmente.

A primeira viagem de Dilma a cuba começará no dia 31 de janeiro. Depois da ilha, ela visitará o Haiti, onde o Brasil mantém 2.200 soldados na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah).

Patriota e Rodríguez também repassarão a agenda bilateral e abordarão assuntos como cooperação técnica e científica, em áreas como saúde e agricultura, assim como a integração regional, segundo adiantou a chancelaria de Brasília em comunicado. EFE