Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Patriota diz que acredita em sucesso de novo formato das cúpulas do Mercosul

Brasília, 21 nov (EFE).- O ministro de Relações Exteriores Antonio Patriota afirmou nesta segunda-feira que crê que o novo formato das cúpulas do Mercosul, que começará a ser aplicado na próxima reunião presidencial do bloco, prevista para o dia 20 de dezembro, em Montevidéu, será bem-sucedido.

Para Patriota, o novo formato permitirá uma maior interação entre os países participantes e inovará em alguns aspectos, como o modelo mais cooperativo entre os presidentes. A opinião foi dada após uma reunião com o ministro de Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, segundo a ‘Agência Brasil’.

Os ministros se reuniram para preparar a viagem ao Uruguai, no próximo mês, da presidente Dilma Rousseff e para repassar a agenda bilateral, que segundo Patriota ‘não tem temas pendentes’.

‘Temos um excelente nível de relação. Discutimos avanços em temas comerciais e ações estratégicas’, ressaltou.

De acordo com a ‘Agência Brasil’, na reunião, foram abordados temas como infraestrutura e inovação tecnológica.

‘Continuamos uma série de assuntos estratégicos, em termos de infraestrutura e também de desenvolvimento científico e tecnológico. Do lado uruguaio, (eles) estabeleceram um plano de ação ambicioso e inovador, que abre nova gama de assuntos que estamos cooperando’, adisse Patriota.

O país é o principal parceiro comercial do Uruguai, com uma troca que em 2010 superou os US$ 3 bilhões e apresentou um equilíbrio para os dois países, de acordo com números do Governo brasileiro. EFE