Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Partido presidencial vence eleições legislativas na Argélia

A Frente de Libertação Nacional (FLN), partido do presidente Abdelaziz Buteflika, venceu as eleições legislativas realizadas na quinta-feira na Argélia, segundo os resultados provisórios divulgados nesta sexta-feira pelo ministro argelino do Interior, Daho Uld Kablia.

O FLN obteve 220 dos 462 deputados, à frente de Reunião Nacional Democrática (RND, liberal), do primeiro-ministro Ahmed Uyahia, enquanto os diversos partidos islamitas ficaram com 66 assentos, disse o ministro do Interior.

O FLN e o RND, que fazem parte da atual aliança governamental, elegeram entre seus deputados respectivamente 68 e 23 mulheres.

O terceiro partido da aliança do governo, o Movimento pela Sociedade e pela Paz, do islamita Buguerra Soltani, obteve 48 cadeiras.

Segundo o ministro do Interior, a taxa de participação nas eleições legislativas, as primeiras realizadas no país depois da Primavera Árabe, foi de 42,90%.

Nas eleições de 2007, a participação foi de apenas 35,67%, um recorde negativo motivado pelos diversos casos de fraude desde a instauração do multipartidarismo no país em 1989.

Mais de 21,5 milhões de pessoas foram convocadas para eleger 462 deputados como parte das reformas iniciadas pela Presidência argelina após a Primavera Árabe.