Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Parlamento japonês aprova 114 bi de euros para reconstrução

Por Da Redação 10 nov 2011, 13h08

Redação Central, 10 nov (EFE).- A Câmara Baixa do Parlamento japonês aprovou nesta quinta-feira um orçamento adicional de 114 bilhões de euros para reconstruir as áreas afetadas pelo terremoto e o tsunami de março e amortecer a valorização do iene, pesado empecilho à recuperação da economia japonesa.

O sinal verde à iniciativa aprovada pelo Governo japonês em 21 de outubro foi possível graças ao apoio dos partidos de oposição.

Para conseguir o acordo, o governista Partido Democrático do Japão teve de adotar demandas como a ampliação do vencimento dos bônus estatais para financiar o orçamento.

O passo seguinte é transferir o orçamento à Câmara Alta do Parlamento, controlado pela oposição, com o objetivo que a lei entre em vigor neste mesmo mês.

Com valor de 114,430 bilhões de euros, este será o segundo maior orçamento especial na história do Japão após o aprovado em 2009 sob o calor da crise financeira global.

Seus principais recursos estão dirigidos a reconstruir as áreas afetadas pela catástrofe de março, que deixou 20 mil mortos e desaparecidos, destruindo milhares de casas e infraestruturas e abriu uma crise nuclear com os danos causados em uma central. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade