Clique e assine a partir de 9,90/mês

Parlamento grego aprova ajuda financeira da troika

Por Da Redação - 12 fev 2012, 20h36

Atenas, 12 fev (EFE).- O Parlamento grego aprovou neste domingo o acordo de seu Governo com a troika pelo qual a Grécia receberá um novo empréstimo internacional de 130 bilhões de euros que deve evitar a quebra do país.

Com uma cômoda maioria de 200 votos a favor e 74 contra (de 300 deputados), a Grécia deu sinal verde para esta ajuda que será concedida por Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI).

Contra o acordo votaram os partidos de esquerda, como tinham anunciado, mas também 11 deputados do socialista Pasok e nove da ND, que romperam assim a disciplina de voto das duas legendas no Governo de coalizão.

Também se abstiveram outros nove parlamentares do Pasok e um da ND, igual que o grupo parlamentar LAOS, a legenda ultradireitista que esta semana abandonou o Governo por desavenças.

Continua após a publicidade

As medidas de austeridade que envolve o acordo com a troika causaram um grande mal-estar social que se cristalizou neste domingo em graves distúrbios, com mais de uma centena de feridos, aproximadamente 50 detidos e prédios queimados.

O primeiro-ministro, Lukas Papademos, fez um apelo à ‘calma’ e disse que não permitirá o caos. EFE

Publicidade