Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Parlamento começa a votar para presidente em 18 de abril

Giorgio Napolitano - cujo mandato de sete anos termina em meados de maio - vem lutando para superar um impasse político desde a eleição do mês passado

O Parlamento da Itália começará a votação para escolher um novo presidente, que substituirá Giorgio Napolitano, em 18 de abril, informou nesta quarta-feira em comunicado a presidente da Câmara dos Deputados, Laura Boldrini. O presidente é eleito por uma sessão conjunta das duas Casas do Parlamento, juntamente com representantes regionais da Itália.

Napolitano, cujo mandato de sete anos termina em meados de maio, vem lutando para superar um impasse político desde que a eleição do mês passado não deixou nenhum partido com uma maioria viável, tornando provável que o próximo presidente herde o problema.

Leia também:

Leia também: Bersani fracassa em formar governo

Impasse – A Itália busca resolver a situação de ingovernabilidade desde as eleições de fevereiro, na qual a coalizão do Partido Democrático (PD) não conseguiu maioria no Senado, embora tenha vencido na Câmara. O líder da centro-esquerda, Pier Luigi Bersani, fracassou em sua tentativa de formar um novo governo no fim do mês de março, devido às dificuldades causadas por entraves e condições inaceitáveis.

Até o momento, o político centro-esquerdista rejeitou qualquer acordo com a direita do ex-premiê Silvio Berlusconi, do partido Povo da Liberdade (PdL), e não conseguiu conquistar a terceira maior bancada do parlamento, o Movimento Cinco Estrelas, do ex-comediante Beppe Grillo. Agora cabe ao chefe do Executivo buscar pessoalmente outra solução para o impasse político no país.

Saiba mais:

Saiba mais: Ministro de Relações Exteriores da Itália renuncia

(Com agência Reuters)