Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Paquistão autorizará CIA a revistar casa de bin Laden

Desde a morte do terrorista, as forças paquistanesas passaram a guardar a residência e os soldados americanos não puderam mais entrar no local

O governo paquistanês autorizará agentes do serviço secreto americano a revistar a casa onde o terrorista Osama bin Laden foi morto, na cidade de Abbottabad. A confirmação foi dada por autoridades americanas nesta quinta-feira ao jornal The Washington Post. Desde a morte do líder da Al Qaeda, forças paquistanesas passaram a guardar a residência e os soldados americanos não puderam mais entrar no local.

Para a missão, a CIA deve enviar um grupo que buscará pistas sobre planos da Al Qaeda. Os investigadores terão à mão equipamentos sofisticados para encontrar dados que possam estar enterrados ou escondidos nas paredes da mansão onde bin Laden viveu por cinco anos até ser morto em uma operação dos Estados Unidos no dia 2 de maio.

Segundo o Washington Post, a equipe da CIA começará a busca nos próximos dias. O acordo permitirá que os Estados Unidos somem mais evidências aos arquivos e vídeos que conseguiram recuperar durante a operação. O país terá acesso, ainda, a todo o material recuperado pela polícia paquistanesa. O gesto do Paquistão representa um sinal de que, depois de um período de relações abaladas pela morte de bin Laden, os dois aliados estejam cooperando na guerra contra o terror.