Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Papademos recebe oficialmente a incumbência de formar novo Governo

Por Da Redação 10 nov 2011, 10h39

Atenas, 10 nov (EFE).- O presidente da Grécia, Karolos Papoulias, encarregou nesta quinta-feira ao ex-vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE) Lucas Papademos a formação de um novo Governo, conforme comunicado da Presidência.

‘O presidente deu a ordem de formar Governo a Lucas Papademos’, diz o documento divulgado após a reunião entre os líderes políticos de três partidos, o chefe do Estado e Papademos no Palácio Presidencial.

Este anúncio aconteceu minutos depois das televisões gregas terem antecipado a designação do novo chefe de Governo, que junto com os membros do gabinete que ainda não foram conhecidos deve prestar juramento do cargo na sexta-feira, às 14h no horário local (10h em Brasília).

‘Sob a Presidência se reuniram hoje Giorgos Papandreou, Antonis Samaras e Giorgos Karatzaferis’, informa o comunicado presidencial, em alusão ao encontro entre os líderes do Movimento Socialista Pan-helênico (Pasok), liderado por Papandreou, do partido conservador Nova Democracia (ND) e do ultradireitista LAOS.

‘Os três dirigentes concordaram com a formação de um novo Governo para aplicar o acordo de 26 de outubro e a política econômica que resulta desse acordo’, acrescenta o comunicado, em referência às medidas acertadas com os parceiros europeus e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O acordo inclui um novo resgate financeiro de 130 bilhões de euros e o perdão de 50% da enorme dívida grega, assim como severas medidas de austeridade e reformas estruturais. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade