Clique e assine a partir de 9,90/mês

Papa abdica de férias e transforma sua casa de veraneio em museu

Francisco nunca passou uma temporada no local. Ele renunciou às férias desde que foi eleito, em 2013

Por Da redação - Atualizado em 20 out 2016, 16h27 - Publicado em 20 out 2016, 11h05

Com a desistência do papa Francisco de passar férias na residência de Castel Gandolfo, o Vaticano decidiu abrir o palácio para visitas públicas. O local que já abrigou tantas férias de verão de líderes católicos vai virar um museu. Por indicação do próprio Francisco, o apartamento papal da vila de Castel Gandolfo, perto do lago Albano, receberá visitas públicas assim como todo o resto do castelo, cujo alguns setores já funcionam como atração turística há cerca de um ano.

A inauguração ocorre nesta sexta-feira, às 10h locais (6h de Brasília), com uma apresentação do diretor dos Museus Vaticanos, Antonio Paolucci. Jornalistas poderão visitar o apartamento papal logo em seguida. A casa serve de aposentos de férias para líderes católicos desde os anos 1870 e foi utilizada assiduamente por vários papas, como João Paulo II e Bento XVI, mesmo depois de ter renunciado ao cargo.

Leia também
Papa Francisco canoniza primeiro santo argentino no Vaticano
Novo McDonald’s no Vaticano irrita cardeais
Brasileiro é um dos 17 cardeais nomeados pelo papa Francisco 

Francisco, porém, nunca passou uma temporada no local. Ele renunciou às férias desde que foi eleito, em 2013, como também decidiu morar fora do Palácio Apostólico. Assim como outros funcionários do Vaticano e religiosos, o papa vive atualmente em um modesto apartamento na Casa Santa Marta.

No ano passado, Francisco já tinha autorizado abrir ao público a área dos jardins e algumas salas do palácio. Mas, a partir de amanhã, os visitantes poderão entrar no quarto com o leito que acolheu os líderes católicos por todos estes anos, na capela privativa, na biblioteca, no estúdio e na Sala do Consistório, destinada a reuniões com cardeais.

Main square in Castel Gandolfo, pope's summer residency, Italy
A praça central de Castel Gandolfo, o local de férias dos papas, na Itália iStock/Getty Images

(Com ANSA)

Continua após a publicidade
Publicidade