Clique e assine a partir de 9,90/mês

Papa nomeia dom Odilo membro da Congregação para a Educação

Cardeal João Braz de Aviz foi mantido como integrante da organização que supervisiona educação católica

Por Da Redação - 3 dez 2013, 10h57

O papa Francisco nomeou o cardeal-arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, membro da Congregação para a Educação Católica. A organização supervisiona os estudos da educação católica e científica nas escolas e instituições de ensino na formação de padres. O prefeito da congregação, Zenon Grocholewski, foi confirmado no cargo, assim como seu secretário, dom Angelo Vincenzo Zani.

No total, o pontífice nomeou onze novos membros para a congregação no último sábado. E confirmou 23 nomes que já faziam parte da organização, entre eles o do cardeal brasileiro João Braz de Aviz, que é prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica – que cuida dos bens e da disciplina das ordens e congregações religiosas.

A estrutura da Cúria conta com a Secretaria de Estado e nove congregações que se ocupam de questões de fé e de prática religiosa. Também no sábado, o Conselho de Superintendência do Instituto para as Obras de Religião (IOR), nomeou Rolando Marranci para a direção-geral da instituição. Ele já ocupava a vice-diretoria-geral do Banco do Vaticano.

PUC – Em novembro do ano passado, dom Odilo nomeou para a reitoria da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo a professora Anna Maria Marques Cintra, terceira colocada na lista tríplice dos candidatos mais votados. A nomeação foi controversa e chegou aos tribunais, mas a Justiça de São Paulo manteve a reitora no cargo até que seja julgado o mérito do processo.

Continua após a publicidade

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade