Clique e assine com até 92% de desconto

Papa muda comissão que supervisiona o Banco do Vaticano

Pontífice substituiu quatro cardeais que haviam sido nomeados por Bento XVI. Um dos que deixaram a comissão foi o arcebispo dom Odilo Scherer

Por Da Redação 15 jan 2014, 17h30

O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira uma nova comissão de cardeais responsável por supervisionar o Banco do Vaticano. Ele substituiu quatro dos cinco indicados por Bento XVI. Um dos cardeais que afastados é o arcebispo de São Paulo, D. Odilo Scherer.

O cardeal brasileiro, no entanto, continua a ocupar cargos de relevância no Vaticano, participando de decisões referentes ao clero e à evangelização. No final do ano passado, ele foi nomeado membro da Congregação para a Educação Católica, que supervisiona os estudos de educação católica e científica nas escolas e instituições de ensino na formação de padres.

Além de dom Odilo, também deixou a comissão o cardeal Tarcisio Bertone, ex-secretário de Estado. Ele foi substituído na comissão pelo italiano Pietro Parolin, que também assumiu o posto de número 2 do Vaticano, na gestão de Francisco.

Leia mais:

Papa nomeia secretário pessoal para supervisionar banco

Os outros cardeais que deixaram a comissão foram o indiano Telesphore P. Toppo e o italiano Domenico Calcagno, que comandava um departamento financeiro investigado por uma auditoria externa por suspeita de irregularidades. Apenas o cardeal francês Jean-Louis Tauran foi mantido no grupo, que a partir de agora terá também Parolin, Christoph Schönborn, arcebispo de Viena, Thomas Christopher Collins, arcebispo de Toronto, e o cardeal Santos Abril Y Cartilló, espanhol baseado em Roma.

Continua após a publicidade

A mudança é mais um exemplo de como o novo pontífice está consolidando seu poder, ressaltou o jornal The New York Times. O jornal lembra que depois de anunciar sua renúncia, em fevereiro do ano passado, Bento XVI havia aprovado um novo mandato de cinco anos para a comissão. “Essa é uma mudança normal. É para o bom funcionamento da instituição”, disse uma fonte do Vaticano ao NYT.

Leia também:

Papa Francisco triplicou o número de fiéis no Vaticano

Papa Francisco nomeia 19 novos cardeais, entre eles o arcebispo do RJ

As mudanças ocorrem no momento em que o novo pontífice está pretes a completar um ano como líder da Igreja.

(Com agência Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade