Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Papa Francisco nomeia dois bispos brasileiros

O pontífice visitará o Brasil em julho em razão da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro

O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira os dois primeiros bispos brasileiros de seu pontificado. O padre Luiz Antonio Cipolini foi escolhido para o bispado da Diocese de Marília, interior de São Paulo, e o padre José Aparecido Gonçalves de Almeida foi nomeado para bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília.

Leia também:

Comitiva do Vaticano visita locais que receberão papa

Chuvas atrasam obras da Jornada Mundial da Juventude

A cracolândia no caminho do papa Francisco

Os dois religiosos nasceram no estado de São Paulo e foram ordenados sacerdotes em 1986. Cipolini, originário de Caconde, era professor e reitor do Instituto Diocesano de Filosofia e pároco da igreja de Nossa Senhora de Fátima em São João da Boa Vista desde 2006. Aparecido, nascido em Ourinhos, é doutor em direito canônico pela Universidade da Santa Cruz, da Opus Dei. Até a nomeação, ele era subsecretário do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos, no Vaticano.

Papa no Brasil – Nesta terça-feira, foi divulgada a agenda de Francisco durante sua viagem ao Brasil, entre 22 e 29 de julho, em razão da XXVIII Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro. O pontífice ficará hospedado na residência da Igreja, no Sumaré. No primeiro dia, ele encontrará a presidente Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral, e outras autoridades.

No Rio, além das atividades da jornada, o papa programou visitas à favela de Varginha, em Manguinhos, ao Hospital São Francisco de Assis e a participação de um encontro no Theatro Municipal. Francisco também irá ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, para rezar diante da padroeira do Brasil.

(Com Estadão Conteúdo)