Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Papa Francisco: III Guerra está em curso, mas ‘fragmentada’

O papa Francisco disse neste sábado que a série de conflitos atuais ao redor do mundo corresponde efetivamente a uma III Guerra Mundial “fragmentada” e condenou o comércio de armas e os “idealizadores do terrorismo” de semear a morte e a destruição.

“A humanidade precisa chorar e essa é a hora de chorar”, disse o papa durante visita ao maior memorial de guerra da Itália, um monumento da época do fascismo, onde mais de 100 mil soldados que morreram na I Guerra Mundial estão enterrados.

Pouco antes da missa, ele orou em um cemitério onde estão enterrados 15 mil soldados de cinco nações do império austro-húngaro, derrotado da guerra que eclodiu há um século.

“A guerra é loucura”, disse o papa diante do grande memorial feito de granito, que é inclinado, possui 22 degraus ao lado de uma colina e três cruzes no topo. “Hoje algumas pessoas falam de uma terceira guerra, uma que está fragmentada, com crimes, massacres e destruição.”

Nos últimos meses, Francisco fez repetidos apelos pelo fim dos conflitos na Ucrânia, no Iraque, na Síria, em Gaza e em partes da África.

“A guerra é irracional. Seu único plano é causar destruição. Ela busca crescer ao destruir”, disse. “Ganância, intolerância, a cobiça pelo poder. Esses são os motivos que estão por trás da decisão de ir à guerra e eles são muito frequentemente justificados por uma ideologia.”

Com agência Reuters