Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Papa Francisco disse que inferno não existe, afirma jornal italiano

Afirmação teria sido feita em um encontro informal com o jornalista Eugenio Scalfari, fundador do 'La Repubblica'; Vaticano diz que as aspas não devem ser consideradas

O papa Francisco afirmou nesta quinta-feira, a três dias da Páscoa, que “o inferno não existe”, segundo relato feito pelo jornal italiano La Repubblica. Em conversa com o jornalista Eugenio Scalfari, de 93 anos, fundador da publicação, o sumo pontífice teria dito que as almas dos pecadores simplesmente desapareciam após a morte. O Vaticano pediu para que as palavras sejam desconsideradas.

Scalfari não estava realizando uma entrevista com o papa quando obteve as aspas que, segundo afirmou, reproduziu de sua memória, pois não as havia gravado ou escrito. “O inferno não existe, o desaparecimento das almas dos pecadores existe”, escreveu o jornalista e filósofo em artigo disponível somente para assinantes.

O papa e o jornalista costumam se encontrar com alguma frequência, tendo esse sido o quinto encontro, segundo o jornal The Times, que repercutiu o artigo. “Eles não são punidos, aqueles que se arrependem obtêm o perdão de Deus e vão entre as fileiras das almas que o contemplam”, afirmou o padre em aspas reproduzidas pelo jornal britânico. “Mas aqueles que não se arrependem e, portanto, não podem ser perdoados, desaparecem.”

O Vaticano, em nota, afirmou que o encontro foi de caráter privado por ocasião da Páscoa e que as palavras são reconstrução do jornalista. “O Santo Padre Francisco recebeu recentemente o fundador do jornal La Repubblica em uma reunião privada por ocasião da Páscoa, sem lhe dar nenhuma entrevista”, diz nota.

E acrescenta: “O que é relatado pelo autor no artigo de hoje é o resultado de sua reconstrução, em que as palavras textuais pronunciadas pelo papa não são citadas. Nenhuma aspa do artigo mencionado deve ser considerada, portanto, como uma transcrição fiel das palavras do Santo Padre”.

De acordo com o ensinamento tradicional da Igreja Católica, aqueles que morrem em estado de pecado mortal enfrentam o castigo eterno pelo “fogo inextinguível” no inferno.

Esta não foi a primeira vez que o Vaticano teve de se retratar em decorrência de aspas reproduzidas por Scalfari obtidas em encontros privados com o papa. Em 2013, Francisco teve de escrever uma carta ao jornal em resposta a um artigo do jornalista sobre a relação da igreja com os “não crentes”.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. se nem deus existe, que dirá o tal de inferno.

    Curtir

  2. Ataíde Jorge de Oliveira

    Ah, o Homem e suas Criações: Se o Inferno é, p/Q NãO o Céu, justo para o homem que Quer, e precisa! DE
    DEUS.
    Por_QUÊ NãO 😮

    Curtir

  3. Acreditar que Deus atormenta as pesoas eternamente num inferno de fogo ardente é uma coisa bisonha. Prefiro acreditar num Deus menos cruel e mais amoroso. Mesmo porque tal castigo é contra a lógica da justica.

    Curtir

  4. A grande verdade é:Deus não existiria se o diabo também não existisse…Um depende do outro.

    Curtir

  5. aldo chiavelli

    acho que ele esta enganado… estamos no brasil… é um inferno….

    Curtir

  6. Paulo Bandarra

    Olha a cara dele e veja se dá para acreditar que ele sabe do que fala?

    Curtir

  7. Paulo Bandarra

    Acreditar que um terço da humanidade alguns terão vida eterna por crerem em Jesus. Os dois terços não cristãos desaparecerão.

    Curtir

  8. O herege mor da seita mariólatra pagã romanista sabe que vai direto pra lá…por isso está negando que o inferno eterno exista…é óbvio que verdadeiros cristãos creem no inferno eterno pois é o que Bíblia ensina, com sofrimento eterno para os ímpios bem como a eternidade no paraíso junto ao Cordeiro aos eleitos, pois Deus é Justo e demonstra seu amor através de sua justiça. Ao contrário do “Papa” e sua denominação famosos historicamente por injustiças e escândalos que não refletem nem de longe a Glória de Deus em Jesus Cristo.

    Curtir

  9. CARLOS SOLRAC

    Acreditar na existência do paraíso e do inferno é coisa pra gente estúpida e ignorante.

    Curtir

  10. esse papa e o propio demonio senvergomha safado vai pro inferno desgraçado

    Curtir