Clique e assine a partir de 9,90/mês

Papa Bento XVI canoniza sete novos santos

Lista inclui a primeira ameríndia a se tornar santa, Kateri Tekakwitha

Por Da Redação - 21 out 2012, 13h32

O papa Bento XVI canonizou neste domingo sete novos santos, incluindo a primeira ameríndia a se tornar santa. A cerimônia solene foi celebrada na praça de São Pedro e teve a presença dos 262 padres do mundo todo que participam do Sínodo de Bispos para Nova Evangelização, que vai até o próximo dia 28 no Vaticano.

Além da primeira santa nativa norte-americana a se tornar santa, Kateri Tekakwitha (1656-1680), também foram canonizados a freira espanhola María Carmela Salles y Barangueras (1848-1911), fundadora da Congregação Irmãs da Imaculada Conceição; a alemã Marianne de Molokai (1838-1918), da Terceira Ordem de São Francisco de Syracuse de Nova York e que estabeleceu um sistema de cuidados para leprosos no Havaí; e a também alemã Anna Schäffer (1882-1925), que aceitou seus sofrimentos como forma de santificação.

Também se tornaram santos o padre jesuíta francês Giacomo Berthieu (1838-1896), o laico mártir filipino Pedro Calungsod (1654-1672) e o sacerdote italiano Giovanni Battista Piamarta (1841-1913), fundador da Congregação da Sagrada Família de Nazaré e das Irmãs Humildes Servas do Senhor.

A celebração de pessoas que sofreram para promover a fé ocorre em um momento em que a Igreja tenta retomar congregações em crise em antigos redutos, após acusações de abusos sexuais e diferenças em relação ao ensino cristão.

Leia mais:

Defesa de ex-mordomo não recorre e aguarda perdão papal

Rapidez em julgamento joga suspeitas sobre Vaticano

Milhares de peregrinos de todo o mundo foram à Praça São Pedro para testemunhar a cerimônia. A multidão tinha centenas de peregrinos da população nativa norte-americana, que possui 2,5 milhões de pessoas, dos quais 680 mil são católicos, um legado de sucesso dos primeiros missionários que converteram as populações indígenas da América.

(Com agência Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade