Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Panetta acredita que Israel pode atacar Irã em breve

Por Da Redação 3 fev 2012, 00h14

Washington, 2 fev (EFE).- O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, acredita que Israel poderá tomar a decisão de atacar o Irã no segundo trimestre deste ano, segundo informou nesta quinta-feira o colunista do diário ‘The Washington Post’, David Ignatius.

‘Panetta acredita que há uma alta probabilidade de Israel atacar o Irã em abril, maio ou junho’, informou Ignatius, que acompanha o secretário para cobrir seu encontro com os ministros de Defesa da Otan.

Tanto o secretário de Defesa americano como o Governo de Barack Obama deixaram claro nas últimas semanas que o Irã poderia atravessar uma ‘linha vermelha’ se dedicasse o desenvolvimento nuclear à construção de uma bomba e que, caso isso ocorresse, todas as opções, incluindo a ação militar, estariam sobre a mesa.

No entanto, Israel poderia ser menos paciente, já que considera que o Irã pode estar acumulado urânio enriquecido suficiente para produzir uma ogiva nuclear.

A preocupação de Panetta se fundamenta no fato de que, ao contrário dos Estados Unidos, Israel não tem capacidade para atacar as instalações de enriquecimento do Irã que estão 200 metros abaixo da terra.

Além disso, o congelamento das manobras militares conjuntas previstas no Golfo entre EUA e Israel pode alimentar as suspeitas de Panetta, embora na ocasião o secretário tenha indicado que essa suspensão nada tem a ver com o Irã.

Os EUA e seus aliados na Europa promovem o aumento das sanções contra o Irã para que o país asiático suspenda seu programa de desenvolvimento de energia nuclear que, segundo Washington, tem como fim a fabricação de armas atômicas. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade