
Os mercados asiáticos registraram altas nesta quinta-feira após a aprovação, por parte da Câmara dos Representantes dos EUA, do pacote de estímulo à economia no valor de 819 bilhões de dólares. A medida foi o primeiro teste da política do presidente Barack Obama no Congresso do país.
O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, no Japão, registrou alta de 1,79%, enquanto o Hang Seng, de Hong Kong, fechou em 4,65%. O ASX, de Sydney, na Austrália, subiu 0,98% e o Kospi, de Seul, na Coreia do Sul, 0,74%.
O humor do mercado japonês foi tão contaminado pela aprovação do pacote americano que praticamente ignorou as más notícias domésticas. A Nippon Steel, segunda maior fabricante de aço do mundo, cortou suas previsões de venda para 2009 em 36% em decorrência da queda nas vendas de carros. Já a Toshiba anunciou um prejuízo de 1,346 bilhão de dólares, a primeira perda anual em sete anos.
Os lucros da gigante de tecnologia Sony caíram 95% entre outubro e dezembro. A empresa registrou ganhos de 115 milhões de dólares, ao mesmo tempo em que o prejuízo nas operações superou os 200 milhões. No trimestre, foram registradas vendas no valor de 23,9 bilhões de dólares, uma queda de 24,6% frente ao mesmo período do ano anterior.