Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Otan promete punir responsáveis por profanação de cadáveres

Por Da Redação 13 jan 2012, 12h24

Cabul, 13 jan (EFE).- O chefe da missão da Otan no Afeganistão (Isaf), o general John R. Allen, disse nesta sexta-feira que punirá os soldados americanos que urinaram sobre cadáveres de insurgentes talibãs se a investigação confirmar estes fatos.

‘Se a investigação confirmar, apoiaremos uma apropriada administração da justiça sobre aqueles que cometeram os atos’, afirmou Allen em comunicado divulgado pela Isaf.

O general americano reiterou hoje a condenação que a Aliança Atlântica fez ontem e acrescentou que este tipo de ação ‘não reflete os altos padrões de moral e valores’ que o comando militar dos Estados Unidos espera de suas forças armadas.

O vídeo, de 39 segundos de duração, mostra um soldado gravando outros quatro que urinam sobre três cadáveres ensanguentados, presumivelmente talibãs, entre risos e brincadeiras.

O Pentágono anunciou formalmente uma investigação para esclarecer o sucedido, embora fontes militares americanas tenham confirmado ontem, sob anonimato, que a Administração já conhece a identidade dos soldados envolvidos. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade