Otan pode ter ‘problemas’, alerta Moscou

Com agência France-Presse
A cooperação entre Rússia e Otan pode entrar em crise se a aliança comandada pelos grandes países ocidentais decidir apoiar a Geórgia, advertiu nesta terça-feira o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Alexandre Grushko. “Se a Otan tentar proteger a Geórgia, vamos ter problemas na cooperação com a aliança”, disse Grushko em uma entrevista divulgada nesta terça-feira pelo jornal russo Vremia Novostiei.
Os russos já vinham provocando atritos com a Otan por causa da expansão da aliança ocidental na direção do leste europeu, antiga esfera de influência de Moscou na era soviética. “Continuamos nos opondo à ampliação da Otan. Uma política assim leva ao ponto morto”, avisou Grushko na entrevista. Ainda nesta terça, os ministros das Relações Exteriores da Otan se reuniriam em Bruxelas para abordar o conflito entre Geórgia e Rússia.
Video
Observadores – As tropas russas entraram na Geórgia no dia 8 de agosto, para evitar uma tentativa georgiana de retomar o controle da região separatista pró-russa da Ossétia do Sul. Geórgia e Ucrânia — dois países que surgiram com o fim da União Soviética — pretendem ingressar na Otan, apesar da oposição ferrenha da Rússia. Enquanto a Otan se mostra disposta a ajudar Tbilisi, outra organização, a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) tenta abafar a crise.
A entidade recebeu o consentimento da Rússia para o envio imediato de 20 observadores militares à Geórgia e agora espera a autorização do governo georgiano, informou nesta terça o presidente da organização, o chanceler finlandês Alexander Stubb. “Temos a luz verde dos 55 membros da OSCE, mas estamos esperando a autorização de Tbilisi”, afirmouu Stubb, que se dizia confiante em relação ao consentimento da Geórgia.
Feridos – Rússia e Geórgia trocaram prisioneiros nesta terça-feira, observou um fotógrafo da agência de notícias France-Presse em Igoieti, cidade que fica a 30 quilômetros de Tbilisi, a capital georgiana. O fotógrafo viu a troca de 13 georgianos — dois deles aparentemente feridos — por cinco russos, em um posto militar na estrada que vai de Tbilisi à estratégica cidade de Gori. Os georgianos foram levados para o local em dois helicópteros russos.